quinta-feira, 1 de maio de 2008

Amigos

Tenho amigos que não sabem
o quanto são meus amigos,
não percebem o amor que lhes devoto
e a absoluta necessidade que tenho deles.

A amizade
é um sentimento mais nobre do que o amor,
eis que permite que o objectivo dela
se divida em outros afectos,
enquanto o amor
tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

Eu poderia suportar, embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os meus amores,
mas enlouqueceria
se morressem todos os meus amigos!

A alguns deles eu não procuro,
basta saber que eles existem.
Esta mera condição
me encoraja a seguir em frente pela vida...
mas é delicioso
que eu saiba e sinta que eu os adoro,
embora não declare e os procure sempre...

Até mesmo aqueles que não percebem
o quanto são meus amigos
e o quanto minha vida depende de suas existências.

A alguns deles eu não procuro,
basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição
me encoraja a seguir em frente e pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade
não lhes posso dizer o quanto gosto deles....
eles não iriam acreditar.

Muitos deles estão lendo esta crónica
e não sabem que estão incluídos
na sagrada relação de meus amigos,
mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro,
embora não declare e não os procure.

E às vezes quando os procuro,
noto que eles não tem a noção
de como são necessários
de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital,
porque eles fazem parte do Mundo que eu,
tremulamente construí
e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.
Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso e que, sem que eles saibam,
eu rezo pela vida deles,
e me envergonho, porque essa minha prece,
em síntese me é dirigida ao meu bem estar,
ela é, talvez fruto do meu egoísmo.

Por vezes
mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos,
cai-me alguma lágrima por não estarem junto a mim,
com partilhando daquele prazer.

Se alguma coisa me consome e me envelhece
é que a roda furiosa da vida
não me permite ter sempre ao meu lado,
morando comigo, andando comigo,
todos os meus amigos,
e principalmente os que só desconfiam
ou talvez
nunca vão saber que são meus amigos.

A gente não faz amigos, reconhece-os!

Vinícius de Moraes

Sem comentários: